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quarta-feira, 21 de março de 2012

DKW Belcar


Boa tarde Colecionadores

Neste post daremos continuidade ao nosso trabalho de contar a história dos clássicos do automobilismo nacional e que deram origem à Coleção classicos nacionais que temos acompanhado. Como vocês já se acostumaram seguem abaixo Fotos da miniatura e uma breve história do veículo da qual ela trata.

Abraços
Hot_serpaRJ.



O Belcar é um automóvel brasileiro produzido pela Vemag, sob licença da fábrica alemã DKW, entre 1958 e 1967. Foram produzidas 51072 unidades. Era derivado do sedã DKW F94, e, em seu tempo, foi saudado por oferecer boa estabilidade, conforto interno e espaço para até seis passageiros, além de uma mecânica bastante robusta e apropriada às precárias estradas brasileiras.
Inicialmente era conhecido simplesmente como "Grande DKW-Vemag", recebendo a denominação de Belcar, de "beautiful car", apenas em 1961. Foi lançado em 1958, juntamente com a reestilização da "perua DKW-Vemag", alcançando ambos pouco mais de 50% de nacionalização em peso, na esteira das atividades do GEIA, o Grupo Executivo da Indústria Automobilística. Quando sua produção foi encerrada, tinha praticamente todos os seus componentes nacionalizados.

Em 1958 a Vemag lança o "Grande DKW-Vemag" e a "Perua DKW-Vemag", derivados do DKW F-94 alemão e produzidos sob licença da Auto Union. Ambos são equipados com um motor de 900 cm³. Em 1959, passa a ser equipado com o motor de 1000 cm³.
Em 1961 o "Grande DKW-Vemag" passa a ser denominado de Belcar, de "beautiful car". Além disso, foram retirados os frisos da tampa do portamalas e o párachoques e as calotas são redesenhados.
É o primeiro automóvel a passar por um teste pela Revista Quatro Rodas.
Em 1963 as rodas passam a ter doze janelas de ventilação para os freios, que perduraria até o final da produção.
Em 1964, a segunda série de produção passou a ter portas com abertura no sentido tradicional, a favor da segurança, e as maçanetas foram redesenhadas.
Em 1965 foi lançada a série Rio, em homenagem aos quatrocentos anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro. O Belcar e a Vemaguet passam a ser equipados com o Lubrimat, lançado meses antes juntamente com o Fissore.
Em 1967 o Belcar passa por modificações estéticas que lhe conferem quatro faróis e uma grade que os envolve de um lado ao outro na dianteira. A instalação e os equipamentos elétricos passam a operar em 12V. Em setembro é lançada a série S, que recebe o motor S, do Fissore, e em dezembro sua produção é encerrada.

 




Desempenho

Belcar até 1a Série de 1967 (Motor 1000):
Velocidade máxima estimada, 120 a 125 km/h.
Aceleração de 0 a 80 km/h em 17,1s;
aceleração de 0 a 100 km/h em 31,3s.
Belcar S (Última série de 1967 com motor 1000S de 60 HP):
Velocidade Máxima 128 km/h (melhor passagem a 133 km/h) Aceleraçao de 0 a 100 km/h em 25,5s.
Consumo de combustível na cidade, média de 6,7 km/l; consumo na estrada, média de 8,5 km/l;
consumo de 11,9 km/l a velocidade constante de 40 km/h em terceira marcha e de 12,9 km/l em quarta marcha;
consumo de 13,3 km/l a velocidade constante de 60 km/h;
consumo de 11,8 km/l a velocidade constante de 80 km/h;
consumo de 9,5 km/l a velocidade constante de 100 km/h;
consumo de 8,5 km/l a velocidade constante de 120 km/h.
Uma curiosidade muito grande, é que simplesmente rebaixando o cabeçote, o motor pode andar a mais de 130 km/h.



Fonte :    Wikipédia

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