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terça-feira, 6 de março de 2012

Volkswagen Karmann-Guia


Neste post, mais um pouco da historia destes clássicos que marcaram a industria automobilística nacional e que deram origem as miniaturas ilustradas nas fotografias.

Espero que gostem.

att

Anderson "Hot_SerpaRJ" Ribeiro

Vamos dividir com nosso amigos um pouco da história e curiosidades sobre o VW Karmann-Ghia, em especial do modelo fabricado no Brasil entre 1961 a 1972, carro pelo qual tenho grande admiração.

Em nosso país o Karmann-Ghia, inicialmente saia de fábrica com motores de 1200 cm3 de 32 cv (1962 a 1966); em 1967 passou a ser equipado com motor de 1500 cm3 de 52 cv que foi até o modelo fabricado em 1969, em 1970 o veículo passou por grandes mudanças, passando a usar motores de 1600 cm3 com 60 cv, motorização utilizada até o final da produção em 1972.

As principais modificações, além dos motores, foram nas Lanternas: pequena: 1962 a 1967 (padrão mundial) e modelo grande: 1968 a 1972 (somente no Brasil)

Os parachoques também sofreram modificações durante a produção no Brasil:  modelo “puleiro” com tubos superiores utilizado até o final de 1969 (fotos acima); tipo “lamina” (barra única) a partir de 1970 até 1972.


Carros Produzidos: Segundo constava no site da Karmann-Ghia do Brasil, foram fabricados 23.178 veículos no Brasil. Mas segundos dados coletados junto a ANFAVEA/CEDOC pelo Sr. Enio Brandenburg, os números são os seguintes: Coupé (tipo 143), 23.400 veículos; Conversível (tipo 141), 177 unidades.

Tipo 143 1.200cc (1962-1966) = 9.263
Tipo 143 1.500cc (1967-1969) = 11.280
Tipo 143 1.600cc (1970-1972) = 2.850
Tipo 141 1.500cc (1967-1969) = 130
Tipo 141 1.600cc (1970-1972) = 47

Total de 23.577 unidades (incluindo os 177 conversíveis produzidos) - Dados extraídos da ANFAVEA/CEDOC pelo Enio Brandenburg, autor do livro Automóveis Brasileiros, a história ilustrada de modelos nacionais de passeio, já fora-de-linha, do Romi-Isetta ao Ford Del Rey

Curiosidades:

- Até 1965 ele saiu de fábrica com pintura saia-e-blusa, painel com relógio grande, lanternas traseiras pequenas;

- 1962 a 1966: Mecânica 1200, roda fechada, sem ventilação até 1963, fixada com cinco parafusos, pára-choques com lâminas, tubos e garras, lanterna traseira pequena. Sistema elétrico 6 volts

- Em 1966, só mudam as rodas, que passam a ser como as do Fusca.

- Em 1967 o motor passa a ser o 1500 cm3. Neste ano também começaram a ser fabricados os conversíveis. No ano de 67, saíram 12 unidades da fábrica.

- Em 1968, grandes mudanças. O painel muda, tendo agora relógio pequeno, o Karmann Ghia viria de fábrica com uma roda exclusiva dele, com janelinhas quadradas, semelhantes as do Fuscão, com 10 janelinhas, meio ovais, porém com 5 furos de fixação. Pára-choques com lâminas, tubos e garras, lanterna traseira grande, trava de câmbio. O volante deixa de ser branco igual ao do Fusca e agora preto, com raios ligeiramente inclinados, volante que depois equiparia a linha Variant / TL / Zé do Caixão (vw 1600). Mudança do sistema elétrico: 1ª. série: 6 volts, 2.ª série: 12 volts. Ah, e a grande sensação do momento, espelho retrovisor externo, que até então não era um item obrigatório.



 - Em 1968, o Karmann Ghia vinha com uma cobertura plástica no painel que imitava madeira de lei, Jacarandá. Os apliques, imitação de Jacarandá, forrava as portas e laterais traseiras também. Existe alguns modelos com esta forração Jacarandá que tinha um aplique também no centro do velocímetro, mas não é possível confirmar se era de fábrica. Foram fabricadas 5.000 unidades do modelo 68.

- 1968 e 1969: Mecânica 1500 (52 hp), roda fixada com cinco parafusos e desenho quadrado exclusiva do Karmann-Ghia(só em 1969 com 20 janelas e 5 furos; em 1968 rodas com 10 janelas igual ao fuscão mas com 5 furos), pára-choques com lâminas, tubos e garras, lanterna traseira grande. Sistema elétrico 12 volts. Novo painel de instrumentos.

- 1969 2ªsérie: curva dos paralamas traseiros alta, deixando a roda mais a mostra.

- Em 1970, outro ano de grandes mudanças. O motor passa a ser 1600cc com carburação simples, rodas agora seriam com 4 furos de fixação, como o do Fuscão, freios a disco na dianteira, o espelho deixa de ser do paralamas para ser do modelo raquetinha (2.ª série), e os pará-choques deixam de ter "puleiros", para ser em lamina única reta e com duas garras com protetores de borracha. Sistema elétrico 12 volts. Modificação do sistema dos vidro das portas agora com quebra-ventos. A partir de 1970 2ª série : o espelho retrovisor que antes era fixado no paralama passa a ser fixado na porta do motorista.

- Em 1972 deixa de ser produzido no Brasil este modelo, em quanto o modelo Karmann Ghia TC daria continuidade até 1975. Esse foi o ano em que o karmann ghia teve o menor número de unidades produzidas, apenas 61 veículos

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