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quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Peugeot 405 T16

 Presente de aniversário recebido no ano de 2021, do amigo Fernando Reis.

Peugeot 405 Turbo RALLY - Veículo original



País de origem:France
Produzido em:1988



Histórico do carro

Após o fim do Grupo B de rally durante a temporada de 1986, a Peugeot voltou sua atenção para o Rally Raid, e mais especificamente o Rally Paris-Dakar. Relativamente poucas modificações foram necessárias para adaptar o Grupo 205 T16 aos rigores das corridas de longa distância em alguns dos terrenos mais traiçoeiros do mundo. O esforço valeu a pena com vitórias consecutivas no Paris-Dakar em 1987 e 1988. A Peugeot também entrou com um 205 no Pikes Peak Hill Climb de 1987, mas enfrentou forte oposição do ex-rival do Grupo B, Audi.


Um dos poucos problemas com o extremamente sofisticado 205 T16 era sua distância entre eixos relativamente curta. Isso não foi problema nas etapas apertadas e sinuosas da maioria dos ralis, mas nos saltos do Dakar ou nas curvas longas e sinuosas de Pikes Peak, não foi o ideal. Os engenheiros da Peugeot originalmente resolveram o problema alongando a distância entre eixos do projeto existente, mas isso não favoreceu as proporções do compacto 205. Uma solução aparentemente muito mais drástica foi encontrada em 1988; drapejando o corpo do 405 mais longo sobre o 205 trem de corrida. Devido à natureza da máquina de rally, isso não foi tão complicado quanto pode parecer.


Em sua essência, o 205 T16 ainda mantinha a estrutura básica do carro de estrada no qual se baseava, mesmo com a traseira cortada. Aqui, o chassi consistia em um subquadro especialmente construído, que abrigava o motor e a caixa de câmbio. No 'novo' 405 T16, a seção entre o casco e o chassi auxiliar foi alongada para melhorar o manuseio e também para permitir tanques de combustível maiores. Este chassi revisado foi equipado com o novo Kevlar e painéis de carroceria de fibra de carbono que se assemelhavam muito ao nariz e à cauda do 405. Uma diferença clara era a ausência das portas traseiras em comparação com o carro de rua, que estava disponível apenas como sedã ou estação. e vagão, e não um cupê.


O T16 no tipo era uma referência ao motor; um motor turbo de quatro cilindros com um total de 16 válvulas. Com as restrições de deslocamento do Grupo B não mais aplicadas, foi ligeiramente ampliado para pouco mais de 1,9 litro. Na especificação de longa distância, este motor 'XU 9T' produziu cerca de 400 cv. Foi acoplado a uma caixa manual de seis velocidades e um sistema de tração integral Ferguson. Isso apresentava um diferencial central ajustável pelo motorista que controlava a quantidade de energia enviada para as rodas dianteiras e traseiras. A suspensão era em triângulos duplos, com molas gêmeas e amortecedores nos quatro cantos.



Apelidado de 405 T16 Grand Raid, a nova máquina Peugeot estreou no rali Paris-Dakar de 1988, onde alinhou ao lado do testado e confiável 205 T16. O carro pesava 880 kg com tanques vazios, mas uma vez abastecido com 435 litros de combustível, o novo 405 pesava 1300 kg. A equipe francesa consistia em dois 405s e dois 205s. 


A estratégia conservadora da Peugeot de inscrever dois de cada carro valeu a pena, já que o novo carro teve dificuldades em sua estreia. Felizmente, um dos dois 205s sobreviveu ao extenuante rakky para obter a segunda vitória do tipo.


Juntamente com o Grand Raid, a Peugeot também desenvolveu uma versão ligeiramente diferente do 405 T16, especificamente para o Pikes Peak Hill Climb. Era um pouco mais baixo, equipado com asas maciças e direção nas rodas traseiras. Ari Vatanen obteve uma vitória convincente e superou o recorde estabelecido um ano antes por Walter Rohrl em um Audi. Os esforços heróicos do Fin foram capturados no espetacular curta-metragem 'Climb Dance'. Especialmente as imagens a bordo mostraram o quão corajosos esses pilotos eram. Em 1989, Robby Unser conquistou a segunda vitória do 405 em Pikes Peak e o recorde de Vatanen não foi batido até 1994.

A Peugeot regressou a Paris-Dakar em 1989 com o 405 e apesar de um dos carros ter sido retido por alguns locais, conseguiu mais uma vitória no rali de longa distância mais famoso do mundo. Seguindo o exemplo de seu antecessor, o 405 T16 Grand Raid seguiu sua primeira vitória por um segundo. Este provou ser o fim da longa carreira de uma das famílias de carros de rally mais bem-sucedidas de todos os tempos. A Peugeot apostou nas 24 Horas de Le Mans, enquanto a Citroën assumiu o comando do Paris-Dakar em 1991.

Miniatura

Fabricante:  Burago

Escala: 1/43

Origem: Itália

Fonte das informações: https://www.ultimatecarpage.com/txt/4960/2/Peugeot-405-T16-Grand-Raid.html

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