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domingo, 27 de novembro de 2022

Presente dos amigos Rômulo Luiz e Suenir Bragança Romariz- Ano 2010

 Fiat Punto - Forza de Finanza

Fonte na foto.


País de origem: Itália
Produzido: 2005


História do carro

No ano de 2005, o original para a morte da segunda geração, o que não ocorreu, a Fiat designava sua terceira geração como Grande Punto. O Projeto 199 foi apresentado em Frankfurt nesse mesmo ano e revelada um carro bem maior, mais aerodinâmico e sofisticado.

Ainda feito por Giugiaro, ele abandonaria a plataforma Fiat para se unir a um desenvolvimento em conjunto com a GM (Gamma).


A nova plataforma do Fiat Punto também sustentava o alemão Opel Corsa (geração D até os dias atuais), bem como o Alfa Romeo MiTo (que recentemente saiu de linha). O projeto foi tão bem sucedido que até agora sua herança continua em novos produtos da marca italiana.

Além de ainda se manter ativa na Opel, também sua variante brasileira gerou os atuais Argo e Cronos, embora com 70% de componentes novos.



Pode-se dizer que é a plataforma mais versátil e rentável da Fiat em termos de automóveis de passageiro, tendo basicamente 2,51 m de entre-eixos. Na marca italiana, ela foi usada por diversos modelos lá e cá, sendo que aqui Idea, Grand Siena e Linea foram alguns dos produtos.

Com 4,03 m inicialmente, o Grande Punto era bem maior e mais espaçoso que a geração anterior.

Por causa do tamanho e por não haver um Palio no mercado europeu, o antigo Punto continuou como opção mais barata. Com capô longo para seu corpo, grade retangular e faróis amendoados (inspiração no Maserati Coupé de Giugiaro), o compacto premium da Fiat chegou com uma gama completa de motores e transmissões, mas perdeu o câmbio CVT, infelizmente.


Em seu lugar, a Magneti Marelli inventou o Dualogic, sistema automatizado sobre uma caixa mecânica, que viria a ser amplamente utilizado no Brasil. O motor Fire foi extensamente ampliado na gama do Fiat Punto europeu, tendo versões 1.2 e 1.4, esta última acabou ganhando o sistema MultiAir, um comando de válvulas por gerenciamento eletromecânico.


O hatch logo ganhou a esperada versão T-Jet, que tinha esse motor Fire 1.4 (sem MultiAir) com turbocompressor e intercooler, mas sem injeção direta de combustível.

Sob a Abarth, a versão SS do Fiat Punto alcançava 180 cavalos e 27,5 kgfm, indo assim de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e com máxima de 218 km/h.


Miniatura

Fabricante:  Mondo Motors

Escala: 1/43

Origem: Itália

Miniatura com detalhes: falta o giroscópio direito e lanterna traseira esquerda.

Fonte das informações: https://www.noticiasautomotivas.com.br/fiat-punto/#Grande_Punto



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